The Band: a History

4 de abril de 2019

Richard Manuel teria feito setenta e seis anos ontem. Foi um dos melhores vocalistas, pianistas e compositores de sempre e continua a inspirar-me em tudo o que faço. Não existem palavras suficientes para descrever a grandiosidade da sua voz e espírito, por isso deixo-vos apenas com algumas sugestões de músicas como Sleeping, Lonesome Suzie, We Can Talk, Accross the Great Divide, King Harvest e I Shall be Released.

"I was madly in love with Richard... At the time, we had the same troubles. I felt insecure and he was clearly insecure, and yet he was so incredibly gifted. For me he was the true light of the Band. The other guys were fantastic talents, of course, but there was something of the holy madman about Richard. He was raw. When he sang in that high falsetto the hair on my neck would stand on end. Not many people can do that."

- Eric Clapton

Da esquerda para a direita, Richard Manuel, Garth Hudson, Robbie Robertson, Levon Helm e Rick Danko.

Em Fevereiro, estreou o podcast que nos conta a história de The Band. Poderia tentar fazê-lo também aqui em algumas linhas, mas deixarei o trabalho para Tyrell Lisson, produtor, escritor e host, Teagan Chevrier, editora, e Fiona Chevrier, investigadora, de The Band: a History. Não pode ser fácil assumir o compromisso de descrever a incrível história de um grupo de tamanha importância e influência para o mundo da música, pelo que, quer já conheçam ou estejam hoje a descobrir esta banda absolutamente fantástica, vale a pena perder alguns minutos a explorar os episódios já lançados.

Do final dos anos sessenta ao início dos setenta, The Band foi uma das mais populares e influentes bandas de rock do mundo, tendo sido imensamente abraçada pelos críticos. Os seus álbuns foram tão ouvidos e analisados como os álbuns de Bob Dylan, que aliás, tocou com o grupo durante vários anos. Mas por alguma razão, raros são os jovens que não conhecem os Beattles ou os Rolling Stones, e raros são os que conhecem The Band. 

Pelas palavras de Roger Waters, o Music From Big Pink (1968) mudou tudo. Depois do Sgt. Peppers, foi o álbum mais importante na história do Rock'n'Roll e afetou profundamente os Pink Floyd. Filosoficamente, outros podem ter assumido uma relevância maior, como o primeiro álbum a solo de Jonh Lennon, mas sonicamente, do ponto de vista da maneira como está construído, o Music From Big Pink foi fundamental para tudo o que aconteceu posteriormente. 


Podem ouvir o podcast nas plataformas habituais, como Spotify, iTunes, ou Google Podcast e seguir o instagram aquiFoi também criada uma playlist para nos acompanhar durante esta viagem aos anos de ouro na música, que vai desde Hawkings, a Dylan, aos membros a solo, já depois de The Band ter terminado em 1976 com um dos melhores concertos da história, documentado por Martin Scorsese: The Last Waltz.


"If it doesn't come from your heart, music just doesn't work."

- Levon Helm

Enviar um comentário

Instagram

Copyright © The Duette
Design by Fearne